Antes que vocês pensem que eu vou dar um roteiro super detalhado, cheio de dicas do que visitar em Ouro Preto, eu já alerto: esta foi uma viagem do amô. Dessas viagens pegajosas, que a gente só quer trocar olhares profundos e deixar todo mundo constrangido com nosso excesso de fofura pública. E em se tratando de amor, o que faz um casal apaixonadinho quando viaja? COME. É isso, queridas leitoras. Este fim de semana fui conhecer Ouro Preto com o namorado e aquilo que poderia ser uma viagem para bater perna, visitar inúmeras igrejas e conhecer a rica história desta charmosíssima cidade mineira, acabou se transformando num tour gastronômico recheado de delícias. Porque amor é isso né? Dá fome. :P
Posto isto, começarei a narrar essa experiência curtíssima, mas incrível. O namorado foi quem escolheu o hotel: "Linda, já que vamos passar só uma noite, vamo ostentar!" ADORO homem que entende a alma feminina e, principalmente, a alma sofisticada de uma libriana. hahahahaha <3 Então ficamos no Hotel Solar do Rosário, um dos melhores hotéis de Ouro Preto segundo o TripAdvisor. O hotel é lindo e tenho pena de não termos ficado mais tempo para usufruir de toda a estrutura maravilhosa. Além da vista incrível, dos quartos fofos, do chuveiro DIVINO (dou valor a um bom chuveiro!), do silêncio das redondezas, da piscina climatizada, dos jardins perfeitos, o hotel ainda abriga um dos melhores restaurantes da cidade, o Solar do Rosário. Não comemos lá, mas fica anotada a dica!
Fotos retiradas do site do hotel: www.hotelsolardorosario.com
Como fomos passar apenas dois diazinhos, nossa premissa foi somente uma: andar pela cidade, sem pressa, sem destino, apenas com foco na comida. Casal de glutões! Não fomos com o intuito de visitar cada pedaço de Ouro Preto. Estávamos numa ~vibe contemplativa~, no melhor estilo "não importa onde, importa com quem". Ai que açúcar. #eikeamordiabético hehehehhe
O que eu vi em Ouro Preto? Lindeza. Ouro Preto me lembra muito Olinda (que me lembra Lisboa, que lembra Cartagena! olha que integração!), como se fosse uma versão mais clássica, discreta e amena da cidade do Carnaval. Olinda é muito mais colorida e quente e a paisagem é decorada por coqueiros e mar, mas Ouro Preto é muito parecida, ainda que esteja esculpida num vale montanhoso, com uma flora bem diferente. Começando pelas infinitas ladeiras, pelas casinhas coloniais maravilhosas, pelos ateliês que se espalham discretamente pela cidade, passando pela quantidade incrível de igrejas maravilhosas. Ou seja, essa fórmula casario+natureza+igrejas não tem como dar errado.
Passeando pela cidade fiquei encantada com várias coisas: as portinhas coloridas, o charme das janelas e varandas, os pisos!!! com azulejos maravilhosos, desses que dá vontade de vestir, a paisagem de tirar o fôlego. Ouro Preto tem uma aura poética meio bucólica, que deixa a gente com a sensação de que o tempo não passa na mesma velocidade que no resto do mundo. Pelas nossas andanças passamos por várias igrejas, cafés, pousadas, capelinhas e visitamos a Feira do Largo de Coimbra, popularmente chamada de Feira da Pedra Sabão, por conta do artesanato local: peças lindíssimas esculpidas em Pedra Sabão. Santinhos, caixinhas de jóias, louças e quadros coloridos e esculpidos à mão, perfeitos para levar de lembrancinha pra alguém. Ouro Preto também tem uma rica tradição na manufatura de jóias em prata com pedras semipreciosas e colchas e tapetes artesanais. Muita coisa linda! <3
Depois de visitar a feira, passear pela cidade, tirar muitas fotos e torcer pro sol aparecer, decidimos parar para comer. Então o primeiro lugar que comemos foi inesperado. Um pub de jazz próximo à Praça Tiradentes, mais precisamente na Rua Conde de Bobadela, 122.
O Escadabaixo Pub & Butiquim foi nossa primeira e melhor experiência gastronômica na cidade. Resolvemos almoçar tardiamente e encontramos o restaurante quase vazio. Como era um dos poucos lugares da cidade que fica aberto após as 22h, pensamos em jantar lá, mas a fome falou mais alto e que bom! Almoçamos uma das melhores refeições da minha vida.
Pedimos uma bruschetta pomodori absolutamente IMORAL. Sem dúvidas a melhor que já comi na vida. Sério. Eu juro. Para acompanhar, escolhi uma taça de um vinho chileno carménère. Dividimos ainda uma salada ceasar e o prato principal: medalhões ao vinho com risoto de parmesão. De chorar. Estou lacrimejando aqui.
Depois de sairmos desta farta refeição, seguimos em direção ao próximo ponto de comilança. Como diz o Igor, o estômago da sobremesa está no cérebro, então não importa o quanto estamos cheios, sempre tem espaço extra pra um café e um docinho.
A questão é que a gente abusa do corpo né? Rumamos para a Fábrica de Chocolates Ouro Preto, onde fomos explorar as capacidades do nosso espaço-sobremesa. O cafézinho escolhido pelo boy foi um Irish Coffee, com uísque e chantilly e a namorada pediu esse lindo waffle com sorvete e calda de chocolate para o casal degustar. Resultado: voltamos pro hotel arrastando as pernas, prontos para dormir o resto da tarde e só levantar novamente à noite para...COMER, claro. hahahahaha
Nossa parada noturna foi no sushi bar Hannah, que tem um cardápio cheio de sushis diferentões. Para abrir o apetite, um cosmopolitan! Minha alma Carrie Bradshaw aproveita qualquer oportunidade para pedir um cosmo. hehehehehe Apesar de não ser uma bebida ultraexótica, não é todo bar que sabe fazer um bom cosmopolitan. Palmas para o Hannah! <3 Mais uma vez o casal aqui dividiu alguns sushis. No fim do post eu explico essa maravilhosa dinâmica de dividir comida e prometo que não tem nada a ver com excesso de romantismo. hehehehe
Comemos, bebemos, voltamos pro hotel, pensamos em dar um mergulho noturno na piscina climatizada, mas mergulhamos mesmo no travesseiro. Acordamos e tomamos café da manhã no hotel, comendo pão de queijo e bolinhos. Rá. Não sei como, mas nosso corpo ainda teve fome para almoçar. Foi bizarro, confesso. Nada justifica a fome que se abateu sobre nós e por isso resolvemos comer num dos restaurantes mais bem indicados da cidade: O Passo!
Eu sei, o nome do lugar é O Passo PIZZA JAZZ, ou seja, deveríamos ter pedido pizza, já que é por esta iguaria que o restaurante é famoso e faz fila. Mas só deus sabe o que danado deu na nossa cabeça e resolvemos pedir outra coisa. Um parpadelli ao molho de grana padano com picanha argentina. Por quê, deus? Por quê!????? A picanha estava deliciosa, mas eu detestei o parpadelli. Sério. Sou dessas pessoas que adora queijos fortes, tipo parmesão, queijo de cabra, gorgonzola, roquefort, essas coisas...então fiquei mega decepcionada de não sentir gosto de nada nesse parpadelli. O queijo grana padano é um parmesão fortíssimo, mas sabe deus onde foi parar o sabor do queijo nesse molho. Era puro creme de leite e nada mais. Fiquei triste. Devia ter comido a pizza mesmo. Não me conformo.
Para nossa surpresa, descobrimos que o dono do Passo é o mesmo dono do Hannah e do Escadabaixo. Ou seja, comemos nos 3 restaurantes do mesmo proprietário. Pensando nisso, achamos que a bruschetta pomodori do Passo seria igual à do Escadabaixo, já que os ingredientes do cardápio eram os mesmos. Mas também não achei igual, apesar de ser bem boa. Então, gente, vão na pizza, que deve dar certo.
•
DICAS E CURIOSIDADES COM UPDATE!
•
• algumas leitoras perguntaram sobre como chegar em Ouro Preto. Esqueci de passar essa info: eu fui do Rio para Confins de avião (a Gol é a cia com mais opções de vôo para Confins). 45 min de vôo + 50 min de bus para BH. De BH fui de carro para Ouro Preto, cerca de 1h30min de viagem, mas é possível ir de ônibus e o percurso dura cerca de 2h.
• em pleno sábado à noite é muito difícil encontrar restaurantes abertos até tarde. A maioria fecha às 22h. Fiquei chocada com isso. hahahaha então esse Escadabaixo é perfeito, porque fecha às 02h e à noite e Hannah fecha à 1h.
• nas portas das igrejinhas mais famosas tem uns guias locais que te cobram para explicar a história da igreja. mais uma semelhança com Olinda. :)
• dica para casais: dividir todos os pratos de comida não é um ato de amor, é um ato que gulodice! Quanto mais a gente divide, mais pratos podemos experimentar e mais econômica sai a conta. hehehehehe Em todos os lugares que fomos, a média de preço foi de R$ 140 pelo casal, incluindo entrada, salada, prato principal e bebidas! Além disso, dividir o prato evita desperdício de comida, de dinheiro e ainda nos mantém dentro do nosso peso, sem peso na consciência. hahahahaha
• Mineiros são incríveis anfitriões! Todo mundo foi muito educado, querido, fofo, etc. Atendimento sempre impecável e simpático, igual ao Rio de Janeiro, SÓ QUE NÃO. Vontade de abraçar os mineirinho tudo. <3
•
Espero que tenham gostado do post! Quem sabe numa próxima visita a Ouro Preto eu traga dicas culturais pra vocês. Porque desta vez foi só comida mesmo. hahahahaha
Beijos, Carols
Amando que você vem na minha terra... Moro em BH, amo Minas!
ResponderEliminarSeja sempre bem-vinda!
Eita que minha vontade de conhecer Ouro Preto aumentou em 200%!!
ResponderEliminarSempre tive vontade de conhecer esta cidade e outras coloniais de Minas! Parece que a gente é transportada para outro tempo... Como em Olinda! Adoro ir lá!!!
E a parte gastronômica, então? Minha gente, tô aqui morrendo de fome e tu me coloca umas fotos dessa? Vontade de comer tudinho!!! Mas vou pra minha salada mesmo, tem nada não!!!
Beijossss!!!
Ouro Preto é uma delícia sem explicação! Amando você em Minas também... Está vindo com frequência por que o boy é daqui? :*
ResponderEliminarCarol! Já sou mega sua fã, agora então, tô sem palavras! Muito amor em um post só! Ouro Preto é a cidade da minha vida, morei lá durante o tempo da graduação e volto sempreeee, aproveitei demais a parte histórica/cultural, gastronômica(sim, eu sou boa de garfo) and a vida republicana! Você conseguiu traduzir em fotos e palavras a essência dessa cidadezinha tão mágica e tão linda! Bom demais esse elogio ao mineiros, nós somos um trem danado de bão uai!rs!
ResponderEliminarPs: se voltarem algum dia, conheçam o Restaurante Bené da Flauta, é carinho$$$ , mas vale muito a pena! E o bar Barroco! E o buteco do Pelé! rsrs! Enfim, posso te dar mil dicas de lugares legais! ;) bjo gata!
Que linda essa cidade! Me lembrou Paraty/RJ, fui pra lá ano passado, mas confesso que a cidade parecia meio abandonada em comparação com Ouro Preto. Deu vontade de conhecer junto com o marido, somos bem bons de garfo também hahaha www.simplesbela.com
ResponderEliminarAaai abraça Carol!!!
ResponderEliminarQue bom que você curtiu Ouro Preto.
Volte sempre!!
Ouro Preto é muito amorr!!
ResponderEliminarMuito linda, muito bucólica, muito charmosa. Como você disse, o tempo não passa.
Creio eu que o melhor turismo a se fazer por lá é nesse estilo que vocês fizeram: andar, bater perna
e deixar os encantos da cidade nos levar. Saudades!!!
Ôhhh cidadeeezinhaaaa belaaaa sóh,ano passado voltando do Rio pernoitamos por ai,é de encher os olhos e a alma de alegria esse lugar!!!
ResponderEliminarTuas fotos são um bálsamo para mim ,que desde lá pra cá ando contando dias,horas pra pisar de novo em terras mineiras!!
beijos
Carol,
ResponderEliminarAmei seu relato e aumentou ainda mais minha vontade de conhecer Ouro Preto...me tira uma dúvida boba, vocês foram como? Avião ou carro...
que lugar lindo, encantada aqui
ResponderEliminar(tb amei seu tenis rsrs)
rsrs
bjos
kammy
Comer, Blogar, Amar
Que legal que você gostou Carol! Moro em Belzonte, aqui do ladinho e confesso que vou pouco a essa cidade tão linda! Mas com essas dicas de gulodices MARA vou montar um roteirinho de find pra comer! Beijos
ResponderEliminarwww.estiloadois.com.br
carol, vc conheceu coimbra em portugal? todo mundo diz que ouro preto é a cidade-irmã de coimbra e eu também super achei
ResponderEliminarEstou encantada com esse post ! Vc é sempre muito carinhosa com os mineiros. Eu como mineira adoro quando falam bem da gente ! Volte sempre !
ResponderEliminarCarol, Ouro Preto é tudo de bom mesmo! Tenho o privilégio de morar nesse lugar maravilhoooooooso. Sou apaixonada. Da próxima vez que vier, reserve um tempinho para curtir a natureza! São várias cachoeiras sensacionais, trilhas, parques, tudo mara!! Já aproveitando pra dar uma dica, as cachoeiras mais desconhecidas são as mais belas hahaha
ResponderEliminarOutra diquinha é aproveitar as delicias mineiras, os restaurantes com comidinha mineira são demais!! E prove tb a coxinha do tradicional bar Barroco, que infelizmente mudou de lugar, era um pouco acima do escadabaixo, mas continua deliciosa!
Bjs!
Ai que fofurinha Carols!! Vcs assim, juntin, que bunitin! Sou de Minas, Minas é tudo, Outo Preto é tudo!! Volte mais , Minas é tudo de bom , tem outros lugares tão maravilhosos quanto Ouro Preto , tenho certeza que seu bom gosto singular vai ficar encantado! Beijinhos beeeeem Mineirescos!!
ResponderEliminarOlá Carol! Lindas fotos... Ouro Preto é realmente encantador. Mas, se você quiser mesmo conhecer um lugar romântico. Esse lugar se chama Lavras Novas. Ahhhhhhhhhhhhhh MIL SUSPIROS!!! Esse lugar tão simpático chamado Lavras Novas, distrito de Ouro Preto (dista 19 km da sede). Cercado por esplêndidas paisagens de montanha, cachoeiras e belíssimas pousadas regada a um ótimo vinho e um cardápio de fino gosto. Sempre digo que Lavras Novas "é romantismo nas montanhas de Minas." Sou completamente APAIXONADA por essa pacata e encantada cidadezinha. Sou de BH, mas moro em Itacoatiara - Niterói. Mas, minhas filhas moram e estudam em BH. Todas as vezes que vou a BH, eu & Maridón sempre damos um jeitinho de passar em Lavras Novas. Hahahahahahaahaha dica da melhor pousada de lá quiçá do Brasil: Pousada Canto Dos Prazeres. Vale MUUUITO a pena conhecer. Um super beijos no seu coração!!
ResponderEliminarP.S convido você e o "Abhô" pra conhecerem a Praia de Itacoatiara e tomar um banho de piscina aqui em casa. Você ou vocês, irão se encantar com esse paraíso.
Oi Carol!
ResponderEliminarEm qual estamparia você printa suas estampas? Quero estampar em viscolycra…
Estou procurando mas não consigo achar uma!!!
Obrigada,
Kim
Mas Carols, a pizza do Passo é apenas ma ra vi lho sa. Volta lá agora e pede "meia Zucchine- meia frutos do mar".
ResponderEliminar[…] Ouro Preto (aliás, ela fez um post sobre a viagem no blog dela. Fotos […]
ResponderEliminarEi, Carol! Moro em Ouro Preto e fiquei chateadíssima de não ter te visto de passeio por aqui! hahaha
ResponderEliminarO Passo realmente tem pizzas maravilhosas, vc deveria ter provado! Eu nem viro a página do cardápio para ver os outros pratos... isso pq nem sou das maiores amantes de pizza, ein?! rs. A pizza "Juazeiro", de carne seca, oh... de comer rezando! Volta depois pra experimentar!
Bjos e espero que vc tenha gostado daqui! :)
Oi Kim! eu estampo poliéster na Sublimix e viscose na Cataguases. Mas nenhuma das duas estampa viscolycra! Tem uma estamparia chamada Salete que acho que estampa viscolycra. :)
ResponderEliminarAi bêaga, ouro preto e mariana roubaram meu coraçao em dezembro... que terra, que gente, que clima, que vida...
ResponderEliminarEu babei tanto nesse post! Geralmente não comento, mas espero que você viaje mais e mais pra termos imagens como essas sempre. Sério, quanta coisa deliciosa! :D
ResponderEliminarVenham conhecer Ouro Preto meninas!!!
ResponderEliminarE não deixem de passar aqui na Belitta!!!
Belitta Acessórios
Rua Conde de Bobadela, 159- Centro
Ouro Preto- MG -CEP: 35400-000
Tel: 31-3552-2662
Visite o nosso blog: http://belittaacessorios.blogspot.com/
Curta: /belittaacessoriosop
Siga: @belittaacessorios
oi, sou de ouro preto e vou sempre ao rio. a minha dica é quando vir pra cá, venha de onibus.
ResponderEliminaré mais pratico, pois a viagem é de madrugada, e mais barata. o tempo q vc gasta pra chegar no aeroporto, embarcar, sair do aeroporto e vir pra ouro preto é praticamente o mesmo gasto no onibus.
Olá pessoal. Parabéns pelo blog. Gostamos muito das informações. Att.
http://www.carnavalouropreto.com
Olá galera. Adoramos o conteúdo das informações de seu blog.
ResponderEliminarAtt. http://www.ouropretomg.com.br/
Minas é tudo de bom!❤️
ResponderEliminar