A (pequena) papelaria do meu casamento

07 novembro 2017

Gente, esse assunto de casamento está rendendo, mas espero que este seja o último post dessa saga. kkkkk Hoje vim compartilhar com vocês a papelaria do meu casamento, mas antes vou contextualizar como cheguei nela.

Como falei diversas vezes, eu tinha uma pastinha secreta no meu Pinterest onde eu guardei, por muito tempo, referências de casamentos, todos eles com uma pegada mais rústica. Eu realmente queria um casamento bonito, porém simples, sem exageros, sem coisas supérfluas, porque casar envolve gastos absurdos e sempre tem não-sei-quantos-detalhes e brindes e mimos que acabam consumindo uma parcela bem gorda do orçamento dos noivos.

No nosso caso nós eliminamos alguns desses "must haves", para investir, por exemplo, no buffet que a gente queria, nos docinhos mais gostosos, no painel de fotos, etc. No nosso caso, não dava pra ter tudo e abrimos mão de algumas "necessidades" para nos mantermos dentro do orçamento.

Uma dessas necessidades foi o tal do convite de casamento. Nosso casamento foi para 150 pessoas. Pouca gente, considerando que minha família é enorme e Igor tem mais amigos que tudo nessa vida. Convidamos realmente apenas quem era muito próximo e importante, mas decidimos que não iriamos mandar convites para todos por um motivo muito simples: quase ninguém guarda um convite, sejamos sinceros.

Então nesse quesito, eu e Igor optamos por entregar convites físicos apenas àquelas pessoas que a gente tinha certeza que iriam guardar nossos convites com carinho: pais, avós, tias, irmãos. Basicamente isso. hehehehe

Eu sei que para nossos pais e avós era especial ter um convite, mas para nossos amigos apenas criamos um evento no facebook e enviamos a arte do convite por WhatsApp pra todo mundo. hehehe #CasalDigital

E gente, ninguém cobrou convite. Não distribuímos senhas, fizemos uma listinha de convidados bem simples que nem foi utilizada porque não teve penetra no casamento. E quem recebeu os convites que fizemos ficou muito feliz e vai guardar de recordação, então não foi dinheiro jogado fora. 

Também não fizemos lembrancinha pros convidados, nem kit de banheiro super produzido (eu apenas envelopei os itens de banheiro com papel kraft), nem guardanapos personalizados, nem convite especial para os padrinhos, nada disso. Foi tudo muito simples e os poucos convites que entregamos, eu que fiz praticamente tudo e agora compartilho com vocês o resultado. :)


O primeiro passo do meu convite foi criar a ilustração, que foi uma aquarela que eu mesma pintei nos tons do casamento: vinho e verde militar. Fiz várias versões de flores, mas essa aí foi a que estampou os convites que mandei imprimir. 

Depois de criar a arte do convite, eu comprei um bloco de papel Canson Desenho 200gr e levei numa gráfica rápida aqui perto de casa para eles imprimirem 30 folhas pra mim. Eu mesma cortei os convites e deu tudo certo. Também encomendei um carimbo personalizado para fechar o convite.

Como eu queria um tamanho específico de envelope em papel kraft (10 x 21 cm), acabei encomendando pelo Elo7, numa lojinha chamada Minas Atelier, que tem diversos artigos de papelaria, preço bom e entrega rápida. Também encomendei com eles a tag externa do envelope.


Depois eu fui no centro da cidade, mais especificamente na amada Saara, para comprar o resto dos itens para a montagem do meu "convite família", que era uma caixinha de papel kraft contendo: o convite fechado por um cordão de algodão preto e branco e florzinhas secas e um saquinho de juta com um porta retrato e uma foto minha e do Igor. Como vocês podem ver: tudo muito simples.


Fiz cerca de 30 convites, mas só os pais e avós receberam o porta-retrato com a foto, porque são as pessoas que com certeza vão deixar nossa foto decorando a estante. Nem preciso dizer que minhas avós adoraram!

No fim das contas eu mesma montei todos os convites, o que tornou a tarefa mais especial. Gostei muito de como ficou a papelaria do meu casamento, apesar de não ser nada de mais. Não teve papel especial, nem envelope perolado, nem kits com brigadeiros e Chandon porque, no fim das contas, o valor que a gente gastaria com essas coisas, a gente usou para fazer um painel lindo onde todo mundo tirou foto e para personalizar os chinelinhos do casório.


Talvez meu convite não seja a referência mais incrível de papelaria de casamento que vocês vão encontrar por aí, mas eu adorei o fato dele ter sido tão artesanal, feito com uma aquarela minha, criado, montado e embrulhado por mim para as pessoas que eu e o Igor amamos. :)


Onde comprei/produzi as coisas:

Impressão: Plotadora Impressão Digital em Botafogo
Envelope e Tag: Minas Ateliê
Carimbo e papel Canson: numa papelaria do lado de casa
Fita vinho e linha de algodão: Caçula -  Saara
Florzinhas secas: Mariazinha Palhas - Saara
Saquinho de juta e caixa de papel Kraft: R4 Embalagens - Saara
Molduras: numa lojinha do chinês na Saara
Chinelos: Fave Sandálias


33 comentários on "A (pequena) papelaria do meu casamento"
  1. Sinceramente, Carol, seu convite foi o mais bonito que já vi até hoje... simples, porém de bom gosto, sua arte ficou linda! Parabéns!

    Beijos,

    Clarissa Carino

    ResponderEliminar
  2. Priscila Cerqueira7.11.17

    Tá , pode até ser simples . Mais é lindo , é de bom gosto , é criativo e não poderíamos esperar menos de você. E eu que já queria casar , faço o que agora com tanta inspira linda ? Caso! Para não de falar desse assunto , arruma mais alguma coisa e contextualiza pra nós 😘😘😘

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.11.17

    Deus opera na simplicidade. Ficou além de lindo, muito charmoso. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7.11.17

    Achei seu convite a COISA MAIS LINDA, a beleza está mesmo na simplicidade, agora tive certeza. Acompanho o seu blog há anos, é o único que sigo fielmente. Não pude deixar de notar que o Igor pode ser parente da Nazaré Tedesco xP

    ResponderEliminar
  5. Olga Elis7.11.17

    Porra, Carol! Ficou lindo demais! Eu nem ia abrir esse post porque acho convite de casamento a coisa mais brega e padronizada do universo. O povo escolhe papel, fonte, tecido, etc etc etc mas o resultado é sempre parecido com outros cem convites que a gente já recebeu.

    "Talvez meu convite não seja a referência mais incrível de papelaria de casamento que vocês vão encontrar por aí"
    Discordo cem por cento. É a melhor referência sim!!
    Parabéns pela ilustração e pelo cuidado com tudo. Um convite assim eu guardaria com certeza.

    Xêro!

    ResponderEliminar
  6. Carol, eu tenho uma empresa de papelaria e digo com propriedade: seu convite eh incrivel pq eh cheio de AMOR! Pode ter ctz q vai ser referencia pra mta gente pela simplicidade... Eu tenho varias clientes que querem justamente isso!

    ResponderEliminar
  7. Convite mais lindo da vidaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7.11.17

    Amei a papelaria. Tudo lindo. Especialmemte o fato de você ter feito a iluatração. Incrível! Só tenho duas coisas a acrescentar... 1. Simples não quer dizer simplório. Cada casal tem um sonho e vocês realizaram o sonho de vocês como queriam. Isso é muito mais legal que um convite "luxuoso". E 2. Esse é um detalhe que julgo importante... As pessoas falam sobre os convites que são jogados foras. Mas a verdade é que o papel do convite não é ser guardado, mas sim informar sobre a festa, dando a pista sobre como ela será. Me incomoda muito isso de convite virtual. Sério! Não sou tua convidada, nem era meu casamento, mas estou compartilhando porque acho que a ideia de um espaço virtual é "conversar". Respeito super, mas confesso que eu não me sentiria realmente convidada pelo whats ou facebook. Mas sim com esse convite lindo e cheio de amor produzido com tanto carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, meu convite não deu pista nenhuma. Só horário e dia mesmo. Se fossemos produzir os convites pra 150 convidados, isso acrescentaria mais de R$ 3000 ao orçamento, então fizemos escolhas. Preferimos investir no buffet, no painel de fotos que todo mundo adorou e interagiu. Acho que a experiência é mais importante que um papel. Fizemos um grupo no facebook com todos os convidados e todo mundo compartilhou memes e brincadeiras antes do dia do casório e deu tudo certo, todo mundo se sentiu convidado e compareceu. Todo casamento é feito mais pros convidados do que pros noivos e tudo que escolhemos na festa foi pensando em agradar nossos convidados tb. O convite foi um capricho especial pra família, só pra não passar em branco, porque sabiamos que nossos pais e avós iriam guardar tudo. Então acho que todo mundo ficou feliz com a festa e a celebração e isso que importa. :)

      Eliminar
  9. Incrível, Carol!!! Me senti na obrigação de comentar nesse post. Que essa "série" casamento demore a acabar porque você descreve todos os detalhes e mostra o quanto a simplicidade deixa tudo ainda mais lindo. Seu convite vai estar em muitas pastas secretas no pinterest de diversas pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Eu nunca guardei um convite, guardaria o da minha filha, certamente! Vc acertou em cheio, dar importância ao que importa. Uma amiga noiva chegou a surtar quando teve até que decidir a cor da miçanga que ia na ponta do palito de dente dos salgados!!!! Depois pq faltou a acetona (?) no kit banheiro....Pelamor, se estressou, gastou horrores e não curtiu o dia...

    ResponderEliminar
  11. Ficou maravilhoso, já quero que você faça quando eu for casar. Você é maravilhosa 😍😍😍😍

    ResponderEliminar
  12. Nunca na vida eu vi um convite mais lindo que esse...
    Sou a louca da papelaria, tô surtando com aquarela ultimamente e tô absurdamente encantada!
    A embalagem de kraft com o cordão de algodão ficou muito parecido com o que faço pra entregar minhas fotos - sou fotógrafa e entrego o CD/fotos impressas numa embalagem feita por mim assim!
    adorei tudo, de verdade! Adorei tambem saber um pouquinho melhor sobre como foi cada coisa do casório! Tudo lindo!
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderEliminar
  13. Seu convite foi mais que especial só pelo fato de ter sido feito por você, ficou lindo e carregado de amor! Parabéns

    ResponderEliminar
  14. Camila8.11.17

    Carol, que coisa mais preciosa! Amei sua papelaria viu, quanta delicadeza.

    ResponderEliminar
  15. Elaine8.11.17

    Carols, ficou tudo absurdamente lindo, parabéns!! Toda a ideia é maravilhosa, e acho que você acertou em cheio quando decidiu fazer os convites apenas para quem realmente vai guardar, afinal, pra que se gastar tanto dinheiro com algo que vai apenas informar algo e depois virar lixo? Certíssima! Mais economia e menos lixo. Certamente quando o meu dia chegar, o seu casamento vai ser uma das minhas inspirações <3

    ResponderEliminar
  16. Carol, sigo dizendo: você é rainha da p**ra toda! <3

    ResponderEliminar
  17. Carol, sigo dizendo: você é a rainha da p**ra toda! <3

    ResponderEliminar
  18. Ficou muito lindo. Achei incrível essa ideia. Parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Achei dos mais incríveis que já vi! Acho baranguérrimo esse negócio de papel perolado e um monte de frescura, adoro essa coisa artesanal! Fica bem menos 'industrializado' e fica mais pessoal. Parabéns pelo casamento e pelas ideias!

    ResponderEliminar
  20. perspectiva é realmente uma coisa engraçada, né. eu achei seu convite super elaborado, não vi nada de simples, não. e muito, muito bonito mesmo. e claramente cheio de amor e significado, <3

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8.11.17

    Carol, disponibiliza a arte do teu convite pra gente :D

    ResponderEliminar
  22. Livia Ferreira8.11.17

    Serei repetitiva, mas é o convite mais lindo, delicado e fiel à identidade do casamento que já vi! Você é foda, Carol! Já aviso que vou copiar algumas coisas quando eu casar! Kkkkk

    ResponderEliminar
  23. Já querendo uma camiseta com essa flor da arte que vc fez... pensa nisso pra prosa! =)

    ResponderEliminar
  24. Nossa, fiquei apaixonada. Quanta delicadeza. Tudo ficou tão lindo e cuidado no seu casamento! E sem excessos. Amei. <3

    ResponderEliminar
  25. Carol, eu amei tudo o que vi sobre o seu casamento até agora. é tudo de um bom gosto, mesmo sem te conhecer parece tão a sua cara.. você e o Igor estão de parabéns !!
    Faz roupas para a Prosa com a ilustração do convite e das havaianas,é muito linda.
    Que vocês sejam muito felizes !

    ResponderEliminar
  26. O convite ficou maravilhoso Carol! Também quero fazer um casamento nada tradicional, então fiquei curiosa se você fez lista de presente? ou pediu? e como fez isso? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fiz uma "lista" no casei. vc coloca os valores de presentes que não sao reais, so pro pessoal pagar o valor que quiser e depois vc pode usar o dinheiro com o que quiser. nós usamos na lua de mel, mas um casal amigo nosso, por exemplo, usou pra trocar uns moveis da casa. :)

      Eliminar
  27. Anónimo10.11.17

    Que perfeição Carol!! Um charme! Quais foram as fontes que vc usou?

    ResponderEliminar
  28. Amei demais esse convite! Pra mim traduziu tudo o que eu quero passar no meu... romantismo.. delicadeza.. é simplicidade.. preciso dessa arte! Me ajuda Carol!!! Te mandei msg no insta! Obrigada linda! Bjs

    ResponderEliminar
  29. Carol, faz muitos anos que acompanho seu blog (muitos mesmo) e queria dizer que me emocionei muito com seu noivado em Noronha e foi uma surpresa acessar o blog hoje e ver que já tinha rolado o casório! Achei que cada detalhe teve a sua cara e que foi tudo pensado com muito carinho e delicadeza. Esse seu convite foi um espetáculo a parte! Que aquarela maravilhosa e com personalidade! Tenha certeza absoluta que seu casamento irá entrar na minha pastinha de inspirações, para quando encontrar o homem da minha vida. Você devia investir nesse lance de fazer convites de casamento e a ideia do convite virtual foi genial! Muita felicidade nessa união tão linda! ♡

    ResponderEliminar