5 passos para começar a transformar seu estilo

28 junho 2015
Falei dia desses aqui no blog sobre meu momento de abstinência fashion. Por N motivos eu me afastei um pouco do prazer de me vestir, de escolher um look, de fotografar e compartilhar por aqui. Pode ser a tal crise pré-30 anos, ou o amor que bateu na porta e me fez esquecer outras coisas que me preenchiam, mas o fato é que ainda não consigo lidar com a angústia que eu sinto cada vez que abro o guarda-roupa! Isso significa que eu saí do armário (kkkkk), mas estou pelada. Estou totalmente desprovida de uma imagem externa que combine com meu momento interior. Por isso resolvi fazer uma terapia fashion comigo mesma e explorei o Pinterest em busca de coisas que me despertassem um desejo imenso de vestir.

Acabei criando uma avaliação mental não só das coisas que quero usar, como também das que não quero mais ver na minha frente, por não fazerem mais parte do universo de coisas que traduzem o que eu sou. O resultado foi um moodboard de looks, uma paleta de cores e uma lista de coisas que eu vou manter, excluir ou adicionar ao meu armário. Quem sabe assim eu consigo selecionar melhor o que eu consumo. Vejam os 5 passos que eu usei para começar a transformar meu estilo:



1) BUSCAR REFERÊNCIAS


Preciso nem comentar minha paixão por saia midi né? Mas confesso que, além da praticidade, elegância e conforto, a saia midi me oferece um descanso psicológico meio imbecil: eu não me preocupo se tem celulite aparecendo nas minhas coxas. HAHAHA Eu sei, o motivo é idiota e a gente tem que aceitar nosso corpo e bla bla bla, mas celulite não é corpo, é adereço involuntário, e eu não aceito! hehehehe

Eu fiz um moodboard bem simples, com poucas ideias de looks que eu gostaria de usar, mas isso também faz parte de um processo que pretendo começar em breve: reduzir drasticamente a quantidade de roupas do meu armário. Inclusive vou montar uma lista de itens "essenciais" (para mim, claro) e compartilhar com vocês aqui no blog, caso alguém queira fazer uma detox fashion. \o/

Usei Pinterest para navegar pelos boards das amigas. Seguir designers e ilustradoras é uma ótima fonte para encontrar coisas lindas e fora do comum. heheheh Como eu queria looks nessa ~vibe~  sou-designer-sou-da-moda, o pinterest foi um prato cheio de boas referências. Depois de selecionar 10 looks que eu amei, parti para a próxima etapa: identificar, no meu armário, o que eu deveria manter.



2) DEFINIR O QUE FICA


Então, o que eu fiz foi identificar as peças que eu realmente tenho apreço e gosto de vestir, seja por questão de estilo ou conforto. A saia midi está no meu top 3 peças-que-ficam e eu vou fazer uma verdadeira busca de brechó para encontrar mais modelos, já que tenho poucas no armário. Vou aproveitar para me livrar de várias saias curtas nesse processo! A segunda peça que eu mais tenho e amo são os tênis. Eu realmente não aguento mais usar salto alto por conta do meu joelho operado e essa parceria com a Adidas caiu como uma luva no meu momento. Então, além de ter vários tênis, cada dia eu encontro mais formas de adaptar um item tão esportivo, a qualquer tipo de look. :D Por último, as jaquetas tipo bomber! Paixão eterna, amor verdadeiro. Tenho várias jaquetas nesse modelo e acho bem versátil. Cumprem o mesmo papel dos tênis.





3) DEFINIR O QUE ENTRA


Até nas peças que eu desejo que entrem no meu armário, eu fui econômica. Tudo isso para simplificar e economizar na hora que eu for investir nesses itens. Selecionei 6 tipos de peças/estilos que estou desejando muito:

1) Calças de alfaiataria ou com uma pegada mais retrô, cintura alta, vincadas, com tecidos cintilantes. Quero muito e fica lindo usando com tênis. Juro!

2) Contrastes! Apesar de eu usar mix de estampas, meu armário quase todo é feito de peças pretas, brancas e verdes. Ou seja, BORING. Então acho que eu deveria apostar em usar mais constrastes nos meus looks.

3) Estampas inusitadas: essa foi uma decisão pra vida! Ou eu compro uma peça com uma estampa super diferente/interessante, ou não compro at all. Tenho várias roupas estampadas que nunca uso por que nenhuma delas tem aquele je ne sais quoi que faz o coração bater mais forte.

4) Volume. Quero peças estruturadas, impactantes, retas, volumosas. Quero, quero, quero.

5) Transparências: comprei uma camiseta que tem transparência e desde então estou aficcionada por qualquer coisa que cobre-mas-revela. Tem me inspirado muito! Se for transparência com volume então, é amor.

6) Macacões: taí uma coisa que eu não esperava desejar tão cedo na vida, por que não acho prático ter que ficar pelada pra ir ao banheiro, mas é inegavelmente uma peça elegante e, na modelagem certa, faz milagres.





4) DESAPEGAR


A parte mais dolorosa da busca por um guarda-roupa mais eficiente é, com certeza, o desapego. Qualquer consultora de estilo vai poder confirmar pra vocês o quanto as clientes sofrem para desapegar de algumas coisas do armário. Mas eu confesso: tô tão p*ta da vida com minhas roupas, que não vejo a hora de me livrar de tudo. Inclusive vou repensar o tamanho do meu guarda-roupa, que é giga! Talvez garimpar um menor para caber menos coisas e me obrigar a enxugar de vez minhas tralhas.

O fato é que tem coisas que eu não quero mais ver na minha frente tão cedo:

1) salto alto. Amo de paixão, quero usar todos os dias com vários looks, mas infelizmente a dor e o sofrimento que eu sinto por conta dos joelhos não compensa a beleza. Vou ter que abrir mão dessa paixão por questão de saúde mesmo.

2) Calça jeans: vocês com certeza já perceberam que eu raramente uso calça jeans aqui no blog, né? Na verdade eu tenho umas 4 calças que mal uso, por que não curto me ver de calça jeans. Eu era bem viciada e tinha vários pares, mas comecei a ter alergias na pele (da bunda, juro! kkkk) por conta do calor que o jeans faz e uma dermatologista falou pra eu usar mais saias e deixar a pele respirar. Foi assim que eu abandonei as calças. Item fora!

3) Paetês: foi-se o tempo em que eu usava paetês ao meio-dia. Meu armário parecia um globo estroboscópico e eu tô meio cansadjénha desse gliter todo.

4) Maxicolares de pedrarias: chega. Já deu. Num-guento-mais.

5) Vestidos e saias longas: parei com isso também, principalmente por que eu ando de transporte público e subir num ônibus ou descer numa escada de metrô com saia longa, pode ser uma manobra perigosa.

6) Shortinho jeans rasgadinho num look boho-coachella-hipster...zzZZZzzZz apenas.





5) DEFINIR SUAS CORES


Por fim, depois de identificar tudo o que eu quero/não quero, eu defini uma paleta de cores bem outono, que são as cores que eu acho que mais combinam com meu tom de pele ou com as quais eu me sinto mais confortável. Tenho muitas peças vinho e verde-musgo no armário, mas quero começar a investir em tons mais abertos, porém com fundo terroso: amarelos mostarda, laranjas, vermelhos-alaranjados e rosas fortes, para dar um toque de cor!

Ufa! Não foi tão complicado assim! Depois de definir mais ou menos meu "futuro fashion", vou criar uma checklist de verdade e com ela vou organizar meu tão sonhado guarda-roupa funcional. (compartilharei esse documento aqui no blog! hehehe)

Gostaram do post? Espero que sirva de inspiração para quem quer dar um tapa na imagem pessoal, mas não tem $$ para pagar uma consultoria de estilo. Às vezes uma auto-análise assim, basiquinha, já ajuda a gente a comprar com mais consciência! :D

Beijos, Carols
37 comentários on "5 passos para começar a transformar seu estilo"
  1. Carol,
    inspiração mais do que bem vinda! Eu também estou em uma briga interna para definir o meu estilo... Obrigada por este post. Acho que vou fazer um no meu blog com essa ideia, dando os devidos créditos a você, claro!
    Sobre reduzir o tamanho do guarda-roupa, uma amiga tem feito vários posts sobre armários-cápsula, talvez você se interesse. O blog dela é: http://www.teoriacriativa.com/
    Beijo!!

    ResponderEliminar
  2. Carol Burgo28.6.15

    ameiiii o link Ka!!! maravilhoso tanto o blog da Gabi, quanto o plano do armário cápsula! <3

    ResponderEliminar
  3. Leidiane28.6.15

    Obrigada Carol, acabei de passar por um Big Chop e com ele veio minha vaidade, nunca senti o q tenho sentid: quero mudar meu guarda roupa, voltei de uma viagem e já doei um monte de coisas, mas precisava de uma ajudinha como a sua pra me olhar melhor e assim me compreender.

    ResponderEliminar
  4. Julia28.6.15

    Ei Carol! Adorei o post, como sempre.
    Também acho o pinterest uma ferramenta maravilhosa pra isso.
    Eu te sigo lá mas nunca vejo você "pinando" no feed.
    Seu painel com essas inspirações é privado?
    Seria legal acompanhar por lá as fotos de looks que você curte!
    Bjbj

    ResponderEliminar
  5. Carol, esse post foi uma super ajuda pra mim! Na verdade, não quero mudar meu estilo, quero encontrar, mas não sabia por onde começar e ler isso aqui foi um grande incentivo e uma inspiração. Anotei coisas e já vou colocar em prática; mexendo no guarda roupas pra montá-lo com peças que me apresentem de verdade, quem sejam completamente eu e não me angustiem na hora de sair. Bj ♥

    ResponderEliminar
  6. Ai estou passando pelo mesmo momento, querendo me desapegar de tudo e fazer um guarda-roupas funcional, quando eu tiver coragem pretendo fazer um post sobre isso também. Estou acompanhando ansiosa o que virá para eu me inspirar também é quem sabe ter essa coragem de desapegar hehe Beijos.

    ResponderEliminar
  7. vou esperar ansiosamente para as dicas do detox fashion, hahaha.

    ResponderEliminar
  8. Aine Costa29.6.15

    Achei super bacana esse seu planejamento Ca. Também estou numa fase de não ter inspiração nenhuma pra se vestir e isso tem sido um problema pois sempre estou com algo que não me sinto bem ou não me deixa confortável :-/
    Quero fazer um planejamento desse também, a começar a desapegar coisas que nem uso.

    ResponderEliminar
  9. Adoro reinventar meu armário de tempos e tempos e confesso que uma das minhas partes favoritas disso é desapegar do que não uso. Salto alto também desapeguei, fiquei com poucos pares e não me arrependo. Tenho comprado bem mais alpargatas e rasteirinhas. www.alemdolookdodia.com

    ResponderEliminar
  10. Oi Carol, sou consultora de imagem e estilo e adorei seu "passo a passo" para definição de estilo. É bem por aí mesmo, e as dicas são ótimas!!!

    Bjo

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo belo trabalho, parabéns por esse post, dicas sensacionais!

    ResponderEliminar
  12. Gislayne Silva29.6.15

    Carol, também comecei um detox fashion este ano. Mas diferente de você,o que combina mais com minha personalidade é algo mais clean e atemporal, menos cor pra dizer a verdade. Estou tirando do guarda roupa muita coisa "barata"de tecido pobrinhos e com estampas feinhas, que não ajuda em nada na hora de montar um look. Acho que o comprimento das roupas estão ficando um pouco maiores também ( pode ser por causa da idade?!)...Mas enfim, estou me identificando muito mais com as coisas que compro e também estou comprando menos, pois hoje prefiro algo de qualidade e que me sinta bem.
    Ah, e adorei este vestido também *-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Carol, esse post retrata EXATAMENTE o momento que estou vivendo! As suas inspirações do que você quer passar a usar, enfim, tudo combinou comigo.
    Gostei demais e vou tentar fazer esse mesmo "trabalho" para me entender comigo mesma eheheh
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Oi Carol, seu post me motiva muito. Estou num momento parecido com o seu. Procurando referências, enjoada de gostar de tudo, querendo entender o que realmente gosto e onde está o meu estilo. Também não agueeeento mais meu guarda-roupa e preciso viver nessa vibe de "pra quê tanto?". bjinhos. Adorei

    ResponderEliminar
  15. Fiquei pensando sobre o meu estilo, e acho que vou na contramão disso. Tento a cada dia ser mais aberta a novidades, ter menos preconceitos e menos medos de arriscar algo diferente do meu estilo. Tentar incluir sempre mais elementos, estampas e cores... mas achei legal a reflexão, me ajudou a olhar também pra mim!

    ResponderEliminar
  16. Bia Martins29.6.15

    Oi Carol! Adorei o post...
    Quanto a saia midi vc vai encontrar váriassss lindas (na minha humilde opinião) na Farm e ainda em Liqui! Mas isso vc já deve saber né? Enfim, eu não gosto de midi pq sou muiiito baixinha (1,56m), não me sinto bem mesmo....sei lá parece que corta a silhueta, mas acaba que a midi da farm fica longa em mim rsrs
    Bjks

    ResponderEliminar
  17. […] Tá em crise com o seu guarda roupa? A Carol burgo também e dar dicas pra quem que dar um “up” no estilo.Para transformar o seu estilo. […]

    ResponderEliminar
  18. Luciana30.6.15

    Eu ia indicar o Teoria Criativa também hahaha mas já fizeram isso! Também tô nessa vibe de reduzir e otimizar. O TC tá sendo ótimo!

    ResponderEliminar
  19. AMEI o post!
    Também estou nessa busca por ter do lado de fora o que tenho por dentro. :)

    ResponderEliminar
  20. Natália30.6.15

    Veio em ótima hora esse post. Formei-me recentemente e preciso com urgência atualizar meu guarda-roupa em termos de "pinta de profissional moderna, confiável e bem sucedida". Tá fácil não. hahaha

    ResponderEliminar
  21. Que post massa! Acho q foi nesse blog q a Ka Lopes indicou acima, o Teoria Criativa, que descobri o www.un-fancy.com da Caroline (muita Carol hein rs), e amei o estilo dela e toda a ideia do armário capsula. O estilo da Caroline é super básico, acho q vc prefere mais cores e estampas e tal, mas me serviu de guia pra dar um limpa e ir adicionando aos poucos o q eu for percebendo q combina comigo. E de fato tem sido bem mais rápido me vestir, é incrível mesmo. Já vou incluir suas dicas pra próxima cápsula ;)

    ResponderEliminar
  22. Luciana30.6.15

    Carol..
    amey suas dicas...te acompanho a um tempo e tenho amadurecido junto com vc (tb estou chegando aos 30!! hehehe)
    Mas me diga...esse desapego todo vai gerar um bazar??? :D :D :D

    ResponderEliminar
  23. Nathy30.6.15

    Carolinda, como é bom ler tudo que você escreve.
    Me identifico muito!
    Também estou nessa fase de me re-identificar!
    Adorei as dicas, mas ainda tenho dificuldade em achar as cores boas pro meu tom de pele, morena clara esverdeada!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não tenho nada verde no guarda-roupa! Mas acho que vou testar uns tons de verde mais escuro e ver se rola pra mim tb!
    Beijos e obrigada por compartilhar amor com a gnt!

    ResponderEliminar
  24. Oi Carol, amo seu blog. Seus looks são lindos e cheios de personalidade, mas vc me ganhou mesmo nos textos, super bem escritos e inspiradores.
    Bom, vamos ao que interessa. Essa fase de mudança é muito engraçada né?!?! Passei por isso recentemente, tipo uns 5 meses atrás. Tive um crise existencial no meu emprego (era atendimento em agencia e surtei), larguei tudo e fui pra NY fazer uns cursos na área de moda no FIT pra tentar me encontrar. Fiz curso de tudo que era possível e peguei um de consultoria de imagem só pq tinha um dia vago na semana e encaixava. Moral da história, AMEI e hj faço isso pra viver. Nunca estive tão feliz profissionalmente, me encontrei. Me encontrei n trabalho e me perdi no estilo. kkkkk Irônico né. Uma consultora de moda e imagem perdida na personalidade "indumentária". kkkkk Pois é, comecei a reavaliar como me vestia e percebi que sempre AMEI moda, lia muito, pesquisava referências e, estava muito cheia de informação bagunçada na cabeça. Queria tudo ao mesmo tempo agora. E isso refletia na forma como me vestia. Uma confusão danada. O momento da minha vida, de "nirvana profissional atingido" rsrsrsrs não combinava com a bagunça visual do meu look. Fiz como vc (e o que ensino às minhas clientes hoje), avaliei primeiro meu armário, vi o que tinha, busquei referências do que gostava e de coo gostaria de me vestir e fiz uma faxina geral. Tirei 60% do meu armário, e dos sapatos, a mesma coisa... tenho os dois joelhos bixados e sou proibida de usar altos já fazem uns dois anos, mas insistia. ABRI mão mesmo, saíram 90%, vendi uns 70 pares!!!! Aos pouquinhos estou remontando meu armário, com peças mais clean, contemporâneas e mega viciada nas midis também!!! Descobri um amor incondicional pelo couro (to a louca dos shorts e saias). Entendi meu tipo físico, minhas cores e principalmente consegui equilibrar meu estilo com minha personalidade e o momento que estou vivendo.
    A sensação de alívio e felicidade ao olhar no espelho não tem preço!

    Desculpe o livro, mas achei seu post tão bacana e tão dentro da consultoria e do momento que estou vivendo que tive que compartilhar com vc!

    Bjos e mta sorte ao se encontrar!!!!

    ResponderEliminar
  25. Ah, sempre posto dicas bacanas sobre consultoria de imagem e moda no meu insta @vannrosario e na fanpage VannRosarioConsultoria.

    ResponderEliminar
  26. Patrícia1.7.15

    Oi Carol, adorei o post.. Também estou redefinindo meu estilo. Passando por um processo de reconhecimento do meu corpo pós cirurgia bariátrica. Ninguém imagina que pode ser bem complicado rever o estilo após muito anos de obesidade. Esse post vai me ajudar muito. Bjs

    ResponderEliminar
  27. Gisele2.7.15

    Adorei o post!!! Estou num momento de mudança de apt e estou exercitando #desapego com as minhas roupas e com tudo q tem a mais na minha casa, viva o menos é mais!

    BJUSSSS

    ResponderEliminar
  28. […] ♥ Como começar a transformar seu estilo […]

    ResponderEliminar
  29. […] de ver o post da Carol Burgo sobre 5 passos para começar a transformar o seu estilo, decidi mostrar como foi o planejamento do meu armário-cápsula de inverno (e talvez da vida) […]

    ResponderEliminar
  30. […] está sendo fácil. Não mesmo. Semana passada tentei arrumar meu armário e seguir aqueles 5 passos ótimos que eu mesma escrevi sobre como reencontrar nosso estilo ou buscar um. Mas acontece que eu continuo […]

    ResponderEliminar
  31. Eliane7.7.15

    adorei o post Carol, e vou adotar as dicas. Adoro você e suas dicas, seus snaps. bjos

    ResponderEliminar
  32. […] montar os looks. A Carol também está nessa fase e ela fez um post muito bacana sobre isso, os 5 passos para mudar seu estilo e como está sendo o seu processo de perceber o que realmente gosta, o que entra e o que […]

    ResponderEliminar
  33. Carols! amei seu post!
    Tô na mesma vibe e você me inspirou demais! Tô mandando agora por e-mail pra mim mesma! hahahaha

    beijocas

    ResponderEliminar
  34. Sua linda ! voce nao sabe quanto esse post me ajudou (estou pesquisando sobre armario capsula, definição de estilo e tals). Te sigo no insta e snap, adoro teu estilo (e sotaque! hahahahaah) e gostei muito de conhecer seu blog :) beijao!

    ResponderEliminar
  35. Carol querida!
    Teu post além de ser super instrutivo e de ajudar a colocar as ideias em ordem, me divertiu muito, haha! Teu jeitinho de escrever é super descontraído!
    Eu super te entendo na situação de olhar pro guarda roupas e de dar uma coisa porque a gente não se identifica mais com o estilo que tinhamos antes, mas isso é normal né? As coisas mudam e a gente também vai mudando!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderEliminar
  36. Macilene19.2.16

    Nossa muuuito obrigada, me ajudou e aumentou minha alto estima e vontade de revirar meu guarda roupa. Faz um post para gravidas, eu iria adorar, tenho cinco meses e n sei o que usar.

    ResponderEliminar